FLORAIS E OS CHACRAS PARA O SEU EQUILÍBRIO
A TERAPIA FLORAL, OS CHACRAS E OS ELEMENTOS
Os florais podem atingir níveis elevados da nossa anatomia sutil. Todas as essências florais trabalham os quatro elementos (Terra, Fogo, Água e Ar) – embora algumas tenham predomínio de um determinado elemento.
O corpo humano contém em si milhares de “pontos de energia”. Existe, contudo, centros maiores, onde a energia se concentra, denominados chacras. Os chacras são na realidade “vórtices de energia”. Cada um deles tem relação com glândulas ou pontos vitais do corpo físico e também com um determinado elemento.
CHACRA BÁSICO ou Muladhara
Localizado no Plexo Sacral, na altura do cóccix. Relaciona-se as Glândulas Supra Renais ao esqueleto e a linfa. É onde nasce a Kundalini – a energia da vida que sobe pela coluna. Corresponde ao elemento Terra.
O elemento terra está relacionado com a nossa Natureza a nossa sustentação – nossa postura perante o mundo – nosso instinto de preservação.
No sistema inglês Florais de Bach, existem essências estruturais que são de extrema valia para trabalhar o elemento terra, e conseqüentemente o chacra a ele relacionado:
Wild Oat – Crap Apple – Centaury – Beech – Hornbean – Mimulus – Gentian – Willow – Chestnut Bud – Rock Water.
CHACRA SEXUAL ou Swadhistana
Localizado no Plexo Lombar, corresponde a área de nossas gônadas, nosso sistema reprodutor. Relaciona-se com o elemento Água.
O elemento água está relacionado com o “fluir da vida”, aos nossos sentimentos e sensações. Os Florais de Bach que atuam com mais propriedade nesse elemento são:
Agrimony – Aspen – Water Violet – Wild Rose – Cherry Plum – Gorse – Star of Bethlehem – Chicory.
CHACRA UMBILICAL ou Manipura
Localizado na altura do Plexo Solar. Trabalha o nosso sistema digestório, nossa pele, músculos. A glândula correspondente é o pâncreas. Está relacionado ao elemento Fogo.
O elemento fogo está relacionado ao nosso sangue e aos nossos processos transformação, ao como nos colocamos no mundo, a nossa AÇÃO. Os Florais de Bach que mais atuam no elemento fogo são:
Holly – Honeysuckle – Vine – Sweet Chestnut – Vervain – Mustard – Rock Rose – Impatiens – Heather – Elm.
CHACRA CARDÍACO ou Anahata
Localizado no Plexo Cardíaco. A glândula correspondente é o Timo. Rege o nosso sistema imunológico, a respiração e a circulação (sistema cardio-respiratório). Está relacionado ao elemento Ar.
O elemento ar trabalha o nosso Pensamento – o movimento de interiorização e exteriorização psíquica. Os Florais de Bach que atuam no elemento Ar são:
Pine – Olive – White Chestnut – Red Chestnut – Walnut – Clematis – Cerato – Scleranthus – Larch – Rescue Remedy.
CHACRA LARÍNGEO (Vishuda)
Localizado na altura do Plexo Cervical. A glândula correspondente é a Tireóide (e as paratireóides). Rege o nosso metabolismo. O chacra laríngeo tem ligação com o nosso modo de expressão no mundo – a palavra. Conseqüentemente trabalha também a criação.
Na Bíblia – Gênesis – que quer dizer criação. No princípio era o Verbo – e o Verbo disse: “Faça-se a Luz!” e a Luz se fez…
O Chacra laríngeo está relacionado ao elemento Éter. O éter ou Akasha é o elemento que contém em si todos os outros elementos. Relaciona-se com a nossa exteriorização através da fala e também aos nossos processos criativos. (Eu tive uma professora que dizia que a palavra criatividade seria: “Cria a vida em ti em qualquer idade” – eu nunca me esqueci disso). Podemos então relacionar alguns florais do sistema Bach ao elemento éter, atuando através de outros elementos.
Rescue Remedy (éter+os 4 elementos) – Heather ( éter/fogo) – Agrimony e Water Violet (éter/água) – Larch e Cerato (éter/ar) – Centaury (éter/terra)
Obs: Existem outros florais, de outros sistemas que trabalham magnificamente o chacra laríngeo – a comunicação e a expressão criativa, de forma mais específica dentro de cada quadro apresentado pelo paciente. Os florais acima mencionados são apenas uma ilustração sobre a possibilidade quase infinita de unir-se o trabalho com os chacras e a terapia com os florais.
CHACRA FRONTAL ou Ajna
Localizado na altura do Plexo Carotídeo. A glândula correspondente é a hipófise (ou pituitária), que controla todo o nosso sistema endócrino. É o chacra da nossa Sabedoria Interior e relaciona-se com a nossa visão, tanto física como metafísica.
Para um trabalho inicial com este chacra, eu sugiro os florais Cerato (éter/ar) e Chestnut Bud (éter/terra) do sistema Bach, embora florais como Califórnia Poppy , Lotus , Angélica, Queen´s Anne Lace, Black-Eyed Susan, Shasta Daisy, Star Tulip , do sistema Californiano, bem como alguns florais do sistema Minas (Luceris por exemplo) e muitos outros do Sistema Australiano, dos Florais do Alasca, do Sistema Saint Germain; mostram excelentes resultados, dependendo da causa do bloqueio no referido centro energético.
CHACRA CORONÁRIO ou Sahasrara
É o chacra que se localiza no topo da nossa cabeça, na altura da glândula Pineal (ou epífise), a glândula receptadora e controladora da Luz que entra em nosso corpo. É o ponto de contato do nosso eu interior com o nosso eu superior. O floral Gentian (o éter atuando no elemento terra, ou seja o céu na terra) do sistema Bach é indicado para o coronário.